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Seminário de Matemática discute práticas docentes no ensino e didática na Uniplac

Evento reúne educadores e especialistas e reforça importância do letramento matemático

desde as séries iniciais  

A Uniplac realizou na noite da última quarta-feira (4), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ),

a sétima edição do Seminário de Educação Matemática. Com o tema “A prática docente no

ensino e aprendizagem da matemática”, o evento reuniu professores, acadêmicos e

gestores da educação pública para debater os desafios do ensino da disciplina e

compartilhar práticas pedagógicas. A programação contou com palestra da professora

doutora Mari Lúcia Campos (CAV/Udesc) e roda de conversa com educadores. A iniciativa

é uma parceria entre a Uniplac, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Secretaria

Municipal de Educação de Lages.  

Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, professor doutor Cristian de

Oliveira, destacou a relevância do evento diante dos dados de desempenho escolar.

“Recentemente tivemos a divulgação dos indicadores do SAEB (Sistema de Avaliação da

Educação Básica). 43% dos alunos que concluíram o quinto ano não alcançaram a

proficiência esperada em matemática. No ensino médio, esse número é ainda menor:

apenas 5% concluem com proficiência”, afirmou. “Isso mostra a importância de um

seminário como este, com a união dos professores e do Estado, pela valorização do

letramento matemático desde a base do ensino, intensificando o debate e trazendo os

professores para refletir sobre a prática.”  

Segundo o secretário, a Secretaria Municipal de Educação de Lages tem desenvolvido

ações para fortalecer o ensino da disciplina. Entre elas estão a adesão ao sistema CAED,

que permite o diagnóstico da aprendizagem em matemática em toda a rede municipal, e a

realização da primeira Gincana da Matemática, que envolve os alunos de forma lúdica.

“Além disso, promovemos formação continuada para os professores, que se reúnem

mensalmente na secretaria para discutir práticas e experiências e aperfeiçoar o ensino da

matemática no cotidiano escolar”, completou.  

Para a coordenadora do curso de Matemática da Uniplac, professora Neusa Maria de

Barros, o seminário contribui diretamente para a formação dos acadêmicos. “Há uma lacuna

muito grande entre o quinto ano e o ensino médio, especialmente nos anos finais do ensino

fundamental. Os estudantes precisam ter uma base sólida em matemática para avançar

com segurança para o ensino médio e superior”, explicou. Ela reforçou que o evento é uma

oportunidade de reflexão e aprimoramento. “É o momento de ver novas práticas exitosas de

professores que já atuam na educação básica e pensar em formas de melhorar a

aprendizagem.”  

A programação incluiu palestra da professora doutora Mari Lúcia Campos, docente da

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e especialista em metodologia do

ensino superior. A palestra apresentou reflexões aos acadêmicos sobre a didática no

processo de ensino — não apenas na matemática, mas sob uma perspectiva ampla da

prática pedagógica. Em seguida, ocorreu uma roda de conversa com foco em experiências

bem-sucedidas em sala de aula.

 

O chefe de departamento do IFSC Lages, professor doutor Silmar Primieri, também

destacou a urgência de discutir a base do ensino da matemática. “Na semana passada, um

grupo da pós-graduação compartilhou dados do PISA (Programme for International Student

Assessment) que mostram como a educação matemática exige um cuidado urgente. O

Brasil está com 379 pontos na média global em matemática, enquanto países como Japão,

Cingapura e Coreia do Sul têm índices muito mais altos”, comentou. Para ele, o problema

está ligado à metodologia de ensino. “Lá, há investimento em tecnologia, valorização dos

professores e uma metodologia baseada na resolução de problemas. Precisamos discutir

nossa base metodológica e buscar a melhor forma de aprendizagem para nossos

estudantes.”  

O seminário contou com a participação ativa de professores e estudantes, que contribuíram

com ideias e experiências sobre o ensino da matemática. As discussões evidenciaram a

necessidade de fortalecer a formação docente, repensar a metodologia e investir no

letramento matemático desde as séries iniciais como estratégia para melhorar os índices de

aprendizagem na educação.

 

Por: Central de Notícias Uniplac (CNU)

Repórter: Artur Miranda de Oliveira 04/06/2025

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