A Semana Acadêmica do Curso de Administração, em sua edição de 2025.1, adotou uma proposta inovadora e prática, visando promover uma compreensão crítica e reflexiva acerca dos desafios da comunicação nas organizações. Por meio de uma metodologia colaborativa e experiencial, os acadêmicos foram estimulados a identificar causas, impactos e propor soluções inovadoras para problemas reais ou simulados, desenvolvendo, assim, competências fundamentais para sua atuação profissional.
A solenidade de abertura, realizada no dia 19 de maio, contou com uma Talk conduzida pelo egresso do curso, Adm. Gustavo Theiss, que abordou a comunicação como eixo estratégico nas organizações. Na sequência, os acadêmicos, organizados em equipes, foram desafiados a resolver um Desafio Empresarial, composto por temáticas relacionadas à comunicação, liderança e cultura organizacional. Paralelamente, receberam também um Desafio Social, cuja proposta consistiu na definição e execução de uma ação social a ser desenvolvida ao longo da semana acadêmica. No encerramento, as equipes apresentaram os resultados de suas atividades perante uma banca avaliadora, composta por empresários, gestores e representante do Conselho Regional de Administração (CRA), todos egressos do curso: Adm. Bernard Schinaider, Adm. Daiana Martins, Adm. Fernanda Rohden Zaniol Amorin, Adm. Gustavo Theiss e Adm. Kássia Martins.
Ao término das apresentações, foram premiadas a equipe com melhor desempenho no Desafio Empresarial e as equipes que obtiveram os melhores resultados no Desafio Social.
A integração dessas atividades favoreceu a interdisciplinaridade, a aprendizagem ativa, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências essenciais ao exercício da profissão, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, bem como aos princípios de uma formação cidadã, ética e transformadora.
Publicado dia 26/05/2025. Foto Jary André Carneiro Junior