UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Notícias - Mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadados no 1º Correndo do AVC

Mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadados no 1º Correndo do AVC

Todos os donativos foram entregues aos asilos Vicentino e Menino Deus.

O primeiro ‘Correndo do AVC’, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que foram doados para dois asilos de Lages, o Vicentinos e Menino Deus. Promovido em outubro pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com a Associação de Pacientes com AVC – Rede Serra AVC e o e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, o evento obteve sucesso total.

De acordo com a coordenadora do CER II, Elusa Camargo, o evento teve o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), por meio de atividades físicas. “Tivemos mais de 400 inscritos na corrida. A abertura foi realizada com pacientes reabilitados do CER. Contamos também com a participação do projeto da Polícia Militar intitulado ‘Pernas Solidárias’, que correram com um cadeirante”. 

Todos os donativos foram entregues aos dois asilos e, ainda segundo Elusa, o evento superou as expectativas e atingiu o objetivo de conscientizar a população para a prevenção, além de, motivar a solidariedade. “Os idosos ficaram muito agradecidos e felizes com as doações, alguns queriam até ajudar a descarregar os alimentos”, conta a coordenadora.

A 2ª Marcha também foi um sucesso. Segundo Elusa “foi emocionante ver a adesão das pessoas em prol de uma causa que afeta tanta gente que é o AVC. As pesquisas mostram que em 2020, a cada seis pessoas, uma será acometida pela doença, e isso é preocupante. Uma das principais causas é a hipertensão aliada ao sedentarismo. Por isso a ideia de disseminarmos a prevenção por meio esporte”.   

 Como foi o “1º Correndo do AVC”

O evento foi promovido para comemorar o dia de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral, que ocorre em 29 de outubro. A competição teve dois percursos, o primeiro na distância de cinco quilômetros e o segundo, com 11 km. A saída ocorreu do estacionamento da Uniplac.

A universidade esteve inserida no evento por meio do CER com participação de seus pacientes e familiares na Marcha, e também com acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, no apoio logístico.

Texto: Amanda Scopel/ Central de Notícias Uniplac (CNU)

Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática