UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Notícias - Professora do curso de Sistemas de Informação da Uniplac participa da organização de livros lançados na UFSC

Professora do curso de Sistemas de Informação da Uniplac participa da organização de livros lançados na UFSC

No dia 10 de novembro a professora Madalena Pereira da Silva, do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Planalto Catarinense, participou do lançamento dos livros Interdisciplinaridade: Teoria e Prática - volumes 1 e 2, na UFSC.

O foco de ambos os livros é propagar a interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão. No volume 1, a professora atuou como organizadora do livro. No volume 2 a professora atuou como autora de um capítulo, a qual propõe um modelo interdisciplinar para a provisão de serviços multimídia (dados, áudio e vídeo) para a Internet do Futuro, baseado na Qualidade de Experiência (QoE) do usuário.

A pesquisa evidenciou que a maioria das propostas de prestação de serviços, não trabalha a QoE numa perspectiva interdisciplinar, focando-a apenas em aspectos tecnológicos. Essa maneira disciplinar de predizer o nível de satisfação do usuário contradiz com a pesquisa de opinião apresentada e com os principais conceitos de QoE existentes na literatura. Esses fatos levaram os autores a refletir que a proposição de novos modelos de QoE deve estar fundamentada na interdisciplinaridade. E com este olhar o modelo foi conceitualmente definido buscando aparatos, principalmente, das seguintes áreas: Psicologia, Ciência da Cognição, Engenharia e Mídia do Conhecimento, Computação Sensível ao Contexto e Tecnologia da Informação e da Comunicação. Todas essas áreas permitiram o desenvolvimento da pesquisa de forma articulada, fundindo-se num só propósito: - construir um modelo de QoE dinâmico que ao ser inserido numa plataforma de serviços convergentes, provê artefatos para que o mecanismo de inteligência possa correlacionar aspectos hedônicos e pragmáticos do usuário com aspectos da qualidade, do conteúdo e do contexto. O modelo é enriquecido com um motor semântico, capaz de reconhecer a experiência do usuário no uso do serviço e mapear as informações das diferentes dimensões em bases de conhecimento.

O capítulo é parte do resultado de sua pesquisa de doutorado no programa interdisciplinar de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e foi escrito conjuntamente com os professores, Mario Antonio Ribeiro Dantas (Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação/USFC) e Alexandre Leopoldo Gonçalves (Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC).

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática