O Campo acadêmico em Educação e os processos de legitimidade cientícica no campo das ciências humanas. Desafios das Ciências Humanas e da pesquisa em Educação na contemporaneidade. As distintas pesrpectivas teórico-metodológicas da Pesquisa em Educação. As epistemologias comum as diferentes linhas de pesquisa do Programa. Ética na Pesquisa em Ciências Humanas.
EMENTA
Temas, problemas e perpectivas de investigação em nível de mestrado de linha de pesquisa Políticas e Fundamentos da Educação; Políticas educacionais. A escola como uma questão pública. Fundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos da educação; Modalidades e procedimentos de pesquisa em educação. Elaboração do projeto de pesquisa em consonância com a linha.
EMENTA
Temas, problemas e perspectivas de investigação em nível de mestrado da linha de pesquisa Processos socioculturais emEducação; Educação nos processos socioculturais e nas políticas públicas em organizações, movimentos sociais e nos contextos educacionais; Modalidades e procedimentos de pesquisa em wducação. Tópicos teórico-práticos em processos socioculturais. Apresentação do projeto de pesquisa em consonância com a linha.
Elaboração do Projeto de Pesquisa de Dissertação. Aprofundamento Teórico e Metodológico. Revisão de Literatura. Projeto de Dissertação para o CEP. Participar de Atividades no Grupo de Pesquisa. Participar de Eventos Científicos. Sessões de Orientação Individuais e Coletivas.
EMENTA
Aprofundamento das temáticas específicas vinculadas às pesquisas de mestrado da linha Políticas e Fundamentos da Educação; Educação, democracia e decolonialidade.
EMENTA
Aprofundamento das temáticas específicas vinculadas às pesquisas de mestrado da linha Processos socioculturais em Educação; Tópicos teórico-práticos em processos socioculturais.
Coleta e Análise de Dados. Defesa Dissertação. Elaboração da Versão Final da Dissertação. Submissão de Artigo Científico. Participar de Atividades no Grupo de Pesquisa. Participar de Eventos Científicos. Participação das atividades de Orientação Individuais e Coletivas.