UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Cursos de Graduação - Engenharia Mecânica - Engenharias Conectadas para Cidades Inteligentes em foco

Engenharias Conectadas para Cidades Inteligentes em foco

Na noite desta segunda-feira (09), a Uniplac aconteceu o I Seminário Smart Cities – Engenharias Conectadas para Cidades Inteligentes, reunindo acadêmicos, profissionais, representantes e entidades. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Lages (AEA Lages)

A primeira palestra foi conduzida pelo engenheiro civil, pós-graduado em Gestão Ambiental e mestrando em Cidades Inteligentes pela UFSC, Luiz Henrique Pelegrini. Com experiência em planejamento urbano, obras rodoviárias e desenvolvimento territorial, sua palestra teve foco em transformar da ficção a prática para cidades inteligentes, mostrando como sair da teoria e aplicar na realidade.

Após o coffee break, a segunda palestra foi ministrada pela professora da Uniplac Nathielle Waldrigues Branco, engenheira eletricista e doutora em Engenharia Elétrica, com atuação em automação, mecatrônica e eficiência energética. Nathielle explicou conceitos desse tema, mostrando como a energia inteligente é uma peça fundamental para transformar os espaços urbanos: “Cidades inteligentes utilizam energias renováveis, como solar e eólica, em prol da sociedade. Sensores em iluminação pública, por exemplo, reduzem custos e melhoram a eficiência. A tecnologia, com recursos como IoT e 5G, potencializa ainda mais esse processo”, comenta Nathielle.

A professora também citou exemplos práticos da região, lembrando que Florianópolis e Balneário Camboriú figuram entre as dez cidades mais inteligentes do Brasil em 2025, e destacou a recente instalação de semáforos inteligentes em Lages, um passo inicial para inserir o município nesse cenário.

Representando a organização do evento, o professor da Uniplac, engenheiro civil e conselheiro estadual da Câmara Especializada em Engenharia Civil Caetano Palma Neto, reforçou a importância da temática para a formação acadêmica e para a sociedade: “É essencial que os estudantes tenham contato desde já com o conceito de cidades inteligentes, ele não trata apenas de inovação tecnológica, mas de criar sistemas que proporcionem mais bem-estar, mobilidade, eficiência e qualidade de vida para a população.” Este foi o primeiro seminário realizado pela associação AEA Lages, que pretende promover novas edições nos próximos anos, com participação da universidade, entidades, alunos e profissionais do setor de engenharia. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Fotos https://photos.app.goo.gl/hrAM1JvN8n5QwG257

 

Texto: Alice Costa / Fotos: Tiago Blum / Central de Notícias Uniplac (CNU) / Publicado dia 10/09/2025.

 

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática