Anatomia humana, do aparelho locomotor e da neuroanatomia. Anatomia do sistema nervoso central e periférico. Desenvolvimento do sistema nervoso. Desenvolvimento do aparelho faríngeo. Desenvolvimento e anatomia de órgãos dos sentidos.
Evolução das células. Organização geral e estrutural das células procarióticas e eucarióticas. Constituição química das células. Membranas biológicas. Comunicação e diferenciação celular. Ciclo celular. Metodologias para o estudo em biologia celular. Genética mendeliana e não-mendeliana. Cromossomopatias. Erros inatos do metabolismo. Genética das doenças multifatoriais.
Prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades da área de saúde.
Fisiologia do sistema nervoso central e periférico. Fisiologia do sistema nervoso somatossensorial, somatomotor e autonômico. Homeostase e potenciais de membrana e de ação. Transmissão sináptica. Fisiologia da contração muscular.
Aspectos funcionais dos diversos tipos de tecidos e órgãos humanos. Estruturas microscópicas e desenho histológico.
Áreas de atuação fonoaudiológica com conhecimento histórico. Regulamentação da profissão. Inter-relacionamento da Fonoaudiologia com as áreas afins e estudo da comunicação humana e seus distúrbios.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Percepção dos processos vocais, de audição e de fala presentes na comunicação humana.
Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Histologia e fisiologia do desenvolvimento do aparelho faríngeo. Desenvolvimento, histologia e fisiologia de órgãos dos sentidos.
A disciplina fará uma introdução geral ao estudo da linguagem humana, a partir da apresentação e discussão dos conceitos de comunicação, linguagem, língua e fala.
Estuda os aspectos morfológicos do sistema nervoso central e periférico, numa análise macroscópica (estruturas) e microscópica (vias e conexões), abordando, de forma ilustrativa, as correlações funcionais e anatomoclínicas.
Estuda os fatores do desenvolvimento humano de cognição, afetivo emocional, físico e social do nascimento a terceira idade.
Processo de aquisição de linguagem, marcos do desenvolvimento fonético/fonológico, sintático/semântico e discursivo/pragmático.
Estuda e reflete sobre a formação e atuação ética do profissional fonoaudiólogo. O código de ética. Bioética. Analisa as disposições que regulamentam a profissão do fonoaudiólogo.
Identifica, conceitua e caracteriza o processo normal do desenvolvimento da fluência e seus diferentes distúrbios em todos os ciclos de vida discutindo os processos avaliativos e terapêuticos em cada caso.
Estuda numa perspectiva teórico prática conhecimentos específicos no campo da fonética e fonologia a fim de compreender o processo de comunicação humana e a aplicação prática no campo de estudos e ações fonoaudiológicas.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Desenvolvimento das funções estomatognáticas. Desenvolvimento da dentição, oclusão dentária, classificação das más oclusões. Estudo das alterações estomatognáticas e dos problemas articulatórios relacionados a essas alterações. Estudo das fissuras lábio-palatais, das paralisias faciais, síndromes e das disartrias.
Noções básicas de epidemiologia e bioestatística. Redes de atenção à saúde. Noções básicas de planejamento e gestão em saúde para o SUS. Gestão local em saúde.
Estuda o Crescimento e o desenvolvimento normais da face, das dentições e das más oclusões dentárias, abrangendo classificação, etiologia, diagnóstico e tratamento. Este estudo abrange também, noções básicas de oclusão, dos movimentos dentários e da aparelhagem ortodôntica e ortopédica, buscando manter a relação entre Ortodontia e Fonoaudiologia.
Estuda e reflete sobre a atuação do fonoaudiólogo na educação, ao longo dos anos, dentro de um contexto histórico, cultural, político e social. Visão global do sujeito com deficiência auditiva.
Conceitos de acústica e de psicoacústica aplicados à audiologia. Revisão de anatomia e fisiologia do sistema auditivo periférico. Introdução à Audiologia. Apresentação dos equipamentos utilizados na avaliação audiológica básica. Calibração. Procedimentos de avaliação audiológica em adultos: anamnese, meatoscopia, testes acumétricos, audiometria tonal por via aérea e óssea, logoaudiometria. Classificação das perdas auditivas.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e linguagem. Culturas e identidades surdas. Sinal e seus parâmetros. Noções gramaticais e vocabulário básico.
Apresenta e estuda o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, sob diferentes abordagens teóricas. Caracteriza as manifestações fonoaudiológicas dos distúrbios de leitura e escrita, identificando-os e conceituando-os. Discute o processo diagnóstico e as possibilidades de intervenção fonoaudiológica. Considera o papel do fonoaudiólogo nas relações entre paciente, escola, professor e família refletindo criticamente sobre a produção do fracasso escolar e da medicalização do ensino.
As patologias da orelha, faringe, laringe, e nasossinusal em adultos e crianças. Alterações da audição, equilíbrio, fonação, respiração e deglutição. Síndrome da apneia obstrutiva do sono e ronco. Inadequação velofaríngea. Paralisia facial. Patologias infecciosas, genéticas, metabólicas e degenerativas que vão afetar a comunicação. Estuda a correlação entre a fonoaudiologia e a otorrinolaringologia em seus principais pontos de convergência.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Procedimentos eletroacústicos da avaliação audiológica em adultos: imitânciometria e emissões otoacústicas. Uso de mascaramento na avaliação audiológica. Características audiológicas das principais alterações que acometem a orelha externa, média, interna e VIII par craniano.
Anatomia e fisiologia da deglutição orofaríngea normal e alterada. Conceito de disfagia. Disfagia mecânica e neurogênica. Dificuldades de deglutição nos diferentes ciclos da vida.
Envelhecimento e as políticas públicas de atenção ao idoso. Envelhecimento ativo. Alimentação, sistema estomatognático e aspectos psicossociais da pessoa idosa.
Procedimentos em Fonoaudiologia aplicados em indivíduos que manifestam transtornos da linguagem oral/fala/fluência, linguagem escrita, motricidade orofacial, deglutição e voz. Aspectos fisiopatológicos dos transtornos da linguagem oral/fala/fluência, linguagem escrita, motricidade orofacial, deglutição e voz. Diagnóstico e prognóstico fonoaudiológico dos transtornos da linguagem oral/fala/fluência, linguagem escrita, motricidade orofacial, deglutição e voz. Ética, legislação fonoaudiológica e biossegurança.
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.
Diferentes abordagens terapêuticas no atendimento fonoaudiológico voltado às alterações da motricidade orofacial.
Avaliação clínica e instrumental das disfagias. Bases da intervenção fonoaudiológica em disfagia mecânica. Atuação fonoaudiológica em disfagia neonatal e em disfagias neurogênicas. Atuação interdisciplinar em disfagias orofanringeas.
Instrumentos e técnicas utilizadas para avaliação fonoaudiológica nos transtornos da linguagem oral e escrita, fluência, motricidade orofacial, deglutição, fala e voz. Encaminhamentos, diagnósticos e prognóstico fonoaudiológico. Planejamento terapêutico utilizando estratégias de educação em saúde e princípios da intervenção fonoaudiológica. Ética e Biossegurança. Família na avaliação e intervenção fonoaudiológica.
Anatomia e fisiologia do sistema vestibular periférico e central. Fundamentação teórica dos diferentes métodos de avaliação e reabilitação do equilíbrio corporal.
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Atuação fonoaudiológica com enfoque em Atenção Primária e Secundária. Atuação com atendimento individual e grupos; participação em grupos de orientação.
Apresenta, conceitua e caracteriza o processo da fonação quanto a normalidade em todos os ciclos de vida e os diferentes distúrbios da voz, discutindo as diversas abordagens e fundamentações inerentes a cada um. Discute os métodos avaliativos e relacioná-los com a terapêutica pertinente.
Características físicas e eletroacústicas de próteses auditivas. Etapas do processo de seleção e adaptação de próteses auditivas em diferentes faixas etárias. Procedimentos audiológicos inerentes a este processo.
Intervenção fonoaudiológica voltada ao atendimento do adulto.
Intervenção Fonoaudiológica na população infantil nos diversos níveis de complexidade.
Introdução e conceituação de atendimento/atenção multidisciplinar. Conceitos de trabalho em equipe e de liderança. Aprendizado do processo de trabalho das várias categorias profissionais em unidades de saúde, hospitais e outros. Fundamentação do trabalho do fonoaudiológico em equipe. Os pilares da multidisciplinaridade na saúde.
Estudo dos conceitos e terminologias próprias e análise do ambiente de trabalho e saúde; acidentes de trabalho; gerenciamento audiológicos ocupacional; toxicologia ambiental e ocupacional; monitoramento clínico e epidemiológico dos agentes de risco; e noções de Biossegurança.
Compreender a natureza do trabalho terapêutico e seus princípios. Conhecer os requisitos pessoais e profissionais para desempenhar, a profissão. Discutir a relação terapêutica, o setting terapêutico, o contrato terapêutico, o manejo com a família e suas implicações para o processo de terapia em Fonoaudiologia. Aprender aspectos éticos e comportamentais ligados a prática terapêutica.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estuda os princípios gerais da prática terapêutica em psicologia. Estudos das principais contribuições teóricas da prática terapêutica relacionada a interações familiares. Estudo e discussão de casos clínicos.
O estágio supervisionado em Fonoaudiologia Educacional, baseia-se na orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz, de comunicação oral e escrita e audição, direcionado a toda a população escolar. Atua de forma preventiva otimizando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da detecção precoce de alterações fonoaudiológicas e encaminhando para os profissionais adequados.
Dominar as técnicas do atendimento clínico supervisionado na área básica de audiologia aprimorando o desenvolvimento do raciocínio clínico audiológico.
Avaliação audiológica básica. Avaliação do processamento auditivo central e treinamento auditivo formal em cabina acústica.
Capacitar o aluno à prática clínica por meio da utilização de técnicas audiométricas convencionais envolvidas no atendimento de trabalhadores expostos a ruído. Habilitar o aluno para desenvolver Programas de Prevenção de Perdas Auditivas.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Raciocínio teórico-prático nos critérios e métodos atuais com o enfoque nas alterações fonoaudiológicas.
Orientação para a escolha de um tema para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Elaboração de um projeto de TCC, com a definição de um professor orientador.
Desenvolve ações de habilitação e reabilitação fonoaudiológica no ambiente hospital, a sistematização das práticas terapêuticas e a promoção da interação dos discentes com a equipe interdisciplinar de saúde.
Intervenção fonoaudiológica voltada ao atendimento do adulto.
Intervenção fonoaudiológica voltada ao atendimento da criança.
Atuação Fonoaudiológica na Comunidade. Ações no Centro de Saúde com enfoque em atenção primária (baixa complexidade) junto com a equipe saúde da família.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Casos clínicos atendidos no estágio supervisionados. Avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico.
Elaboração e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia da Uniplac com defesa do TCC.
Interação com pacientes, indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas. Protocolo de avaliação e indicação em implantes cocleares. Uso e função de tecnologias auxiliares da audição.
Prática em atendimento fonoaudiológico hospitalar. Realização de avaliação, tratamento e orientação em berçário, UTI e leito infantil e adulto. Atuação nas áreas de audiologia, linguagem, disfagia e motricidade orofacial. Aleitamento materno, triagem auditiva e avaliação das funções estomatognáticas.
Avaliação e terapia do processamento auditivo em adultos. Avaliação audiológica complementar.
Avaliação audiológica e eletrofisiológica na infância.
Marketing pessoal e profissional em Fonoaudiologia. Empreendedorismo. Plano de Negócios. O fonoaudiólogo e o mercado.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Discussão dos casos clínicos atendidos no estágio supervisionados. Por meio da reunião clínica, os alunos terão a possibilidade de esclarecer suas dúvidas e adquirir maiores conhecimentos e procedimentos adequados à uma melhor atuação fonoaudiológica. Estas reuniões clínicas terão um caráter interdisciplinar e permitirão ao aluno uma vivência de diferentes abordagens profissionais sobre um mesmo caso clínico, acrescentado o conhecimento e aprimoramento necessários para a sua formação.
