UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Cursos de Graduação - Fonoaudiologia - Grade Disciplinas

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Anatomia humana, do aparelho locomotor e da neuroanatomia. Anatomia do sistema nervoso central e periférico. Desenvolvimento do sistema nervoso. Desenvolvimento do aparelho faríngeo. Desenvolvimento e anatomia de órgãos dos sentidos.

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Evolução das células. Organização geral e estrutural das células procarióticas e eucarióticas. Constituição química das células. Membranas biológicas. Comunicação e diferenciação celular. Ciclo celular. Metodologias para o estudo em biologia celular. Genética mendeliana e não-mendeliana. Cromossomopatias. Erros inatos do metabolismo. Genética das doenças multifatoriais.

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Prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades da área de saúde.

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Fisiologia do sistema nervoso central e periférico. Fisiologia do sistema nervoso somatossensorial, somatomotor e autonômico. Homeostase e potenciais de membrana e de ação. Transmissão sináptica. Fisiologia da contração muscular.

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Aspectos funcionais dos diversos tipos de tecidos e órgãos humanos. Estruturas microscópicas e desenho histológico.

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Áreas de atuação fonoaudiológica com conhecimento histórico. Regulamentação da profissão. Inter-relacionamento da Fonoaudiologia com as áreas afins e estudo da comunicação humana e seus distúrbios.

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Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

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Percepção dos processos vocais, de audição e de fala presentes na comunicação humana.

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Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística.

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Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

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Histologia e fisiologia do desenvolvimento do aparelho faríngeo. Desenvolvimento, histologia e fisiologia de órgãos dos sentidos.

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A disciplina fará uma introdução geral ao estudo da linguagem humana, a partir da apresentação e discussão dos conceitos de comunicação, linguagem, língua e fala.

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Estuda os aspectos morfológicos do sistema nervoso central e periférico, numa análise macroscópica (estruturas) e microscópica (vias e conexões), abordando, de forma ilustrativa, as correlações funcionais e anatomoclínicas.

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Estuda os fatores do desenvolvimento humano de cognição, afetivo emocional, físico e social do nascimento a terceira idade.

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Processo de aquisição de linguagem, marcos do desenvolvimento fonético/fonológico, sintático/semântico e discursivo/pragmático.

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Estuda e reflete sobre a formação e atuação ética do profissional fonoaudiólogo. O código de ética. Bioética. Analisa as disposições que regulamentam a profissão do fonoaudiólogo.

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Identifica, conceitua e caracteriza o processo normal do desenvolvimento da fluência e seus diferentes distúrbios em todos os ciclos de vida discutindo os processos avaliativos e terapêuticos em cada caso.

EMENTA

Estuda numa perspectiva teórico prática conhecimentos específicos no campo da fonética e fonologia a fim de compreender o processo de comunicação humana e a aplicação prática no campo de estudos e ações fonoaudiológicas.

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Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

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Desenvolvimento das funções estomatognáticas. Desenvolvimento da dentição, oclusão dentária, classificação das más oclusões. Estudo das alterações estomatognáticas e dos problemas articulatórios relacionados a essas alterações. Estudo das fissuras lábio-palatais, das paralisias faciais, síndromes e das disartrias.

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Noções básicas de epidemiologia e bioestatística. Redes de atenção à saúde. Noções básicas de planejamento e gestão em saúde para o SUS. Gestão local em saúde.

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Estuda o Crescimento e o desenvolvimento normais da face, das dentições e das más oclusões dentárias, abrangendo classificação, etiologia, diagnóstico e tratamento. Este estudo abrange também, noções básicas de oclusão, dos movimentos dentários e da aparelhagem ortodôntica e ortopédica, buscando manter a relação entre Ortodontia e Fonoaudiologia.

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Estuda e reflete sobre a atuação do fonoaudiólogo na educação, ao longo dos anos, dentro de um contexto histórico, cultural, político e social. Visão global do sujeito com deficiência auditiva.

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Conceitos de acústica e de psicoacústica aplicados à audiologia. Revisão de anatomia e fisiologia do sistema auditivo periférico. Introdução à Audiologia. Apresentação dos equipamentos utilizados na avaliação audiológica básica. Calibração. Procedimentos de avaliação audiológica em adultos: anamnese, meatoscopia, testes acumétricos, audiometria tonal por via aérea e óssea, logoaudiometria. Classificação das perdas auditivas.

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Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.    

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Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e linguagem. Culturas e identidades surdas. Sinal e seus parâmetros. Noções gramaticais e vocabulário básico.

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Apresenta e estuda o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, sob diferentes abordagens teóricas. Caracteriza as manifestações fonoaudiológicas dos distúrbios de leitura e escrita, identificando-os e conceituando-os. Discute o processo diagnóstico e as possibilidades de intervenção fonoaudiológica. Considera o papel do fonoaudiólogo nas relações entre paciente, escola, professor e família refletindo criticamente sobre a produção do fracasso escolar e da medicalização do ensino.

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As patologias da orelha, faringe, laringe, e nasossinusal em adultos e crianças. Alterações da audição, equilíbrio, fonação, respiração e deglutição. Síndrome da apneia obstrutiva do sono e ronco. Inadequação velofaríngea. Paralisia facial. Patologias infecciosas, genéticas, metabólicas e degenerativas que vão afetar a comunicação. Estuda a correlação entre a fonoaudiologia e a otorrinolaringologia em seus principais pontos de convergência.

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Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

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Procedimentos eletroacústicos da avaliação audiológica em adultos: imitânciometria e emissões otoacústicas. Uso de mascaramento na avaliação audiológica. Características audiológicas das principais alterações que acometem a orelha externa, média, interna e VIII par craniano.

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Anatomia e fisiologia da deglutição orofaríngea normal e alterada. Conceito de disfagia. Disfagia mecânica e neurogênica. Dificuldades de deglutição nos diferentes ciclos da vida.

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Envelhecimento e as políticas públicas de atenção ao idoso. Envelhecimento ativo. Alimentação, sistema estomatognático e aspectos psicossociais da pessoa idosa.

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Procedimentos em Fonoaudiologia aplicados em indivíduos que manifestam transtornos da linguagem oral/fala/fluência, linguagem escrita, motricidade orofacial, deglutição e voz. Aspectos fisiopatológicos dos transtornos da linguagem oral/fala/fluência, linguagem escrita, motricidade orofacial, deglutição e voz. Diagnóstico e prognóstico fonoaudiológico dos transtornos da linguagem oral/fala/fluência, linguagem escrita, motricidade orofacial, deglutição e voz. Ética, legislação fonoaudiológica e biossegurança.

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Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.

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Diferentes abordagens terapêuticas no atendimento fonoaudiológico voltado às alterações da motricidade orofacial.

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Avaliação clínica e instrumental das disfagias. Bases da intervenção fonoaudiológica em disfagia mecânica. Atuação fonoaudiológica em disfagia neonatal e em disfagias neurogênicas. Atuação interdisciplinar em disfagias orofanringeas.

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Instrumentos e técnicas utilizadas para avaliação fonoaudiológica nos transtornos da linguagem oral e escrita, fluência, motricidade orofacial, deglutição, fala e voz. Encaminhamentos, diagnósticos e prognóstico fonoaudiológico. Planejamento terapêutico utilizando estratégias de educação em saúde e princípios da intervenção fonoaudiológica. Ética e Biossegurança. Família na avaliação e intervenção fonoaudiológica.

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Anatomia e fisiologia do sistema vestibular periférico e central. Fundamentação teórica dos diferentes métodos de avaliação e reabilitação do equilíbrio corporal.

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Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Atuação fonoaudiológica com enfoque em Atenção Primária e Secundária. Atuação com atendimento individual e grupos; participação em grupos de orientação.

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Apresenta, conceitua e caracteriza o processo da fonação quanto a normalidade em todos os ciclos de vida e os diferentes distúrbios da voz, discutindo as diversas abordagens e fundamentações inerentes a cada um. Discute os métodos avaliativos e relacioná-los com a terapêutica pertinente.

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Características físicas e eletroacústicas de próteses auditivas. Etapas do processo de seleção e adaptação de próteses auditivas em diferentes faixas etárias. Procedimentos audiológicos inerentes a este processo.

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Intervenção fonoaudiológica voltada ao atendimento do adulto.

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Intervenção Fonoaudiológica na população infantil nos diversos níveis de complexidade.

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Introdução e conceituação de atendimento/atenção multidisciplinar. Conceitos de trabalho em equipe e de liderança. Aprendizado do processo de trabalho das várias categorias profissionais em unidades de saúde, hospitais e outros. Fundamentação do trabalho do fonoaudiológico em equipe. Os pilares da multidisciplinaridade na saúde.

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Estudo dos conceitos e terminologias próprias e análise do ambiente de trabalho e saúde; acidentes de trabalho; gerenciamento audiológicos ocupacional; toxicologia ambiental e ocupacional; monitoramento clínico e epidemiológico dos agentes de risco; e noções de Biossegurança.

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Compreender a natureza do trabalho terapêutico e seus princípios. Conhecer os requisitos pessoais e profissionais para desempenhar, a profissão. Discutir a relação terapêutica, o setting terapêutico, o contrato terapêutico, o manejo com a família e suas implicações para o processo de terapia em Fonoaudiologia. Aprender aspectos éticos e comportamentais ligados a prática terapêutica.

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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.  

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Estuda os princípios gerais da prática terapêutica em psicologia. Estudos das principais contribuições teóricas da prática terapêutica relacionada a interações familiares. Estudo e discussão de casos clínicos.

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 O estágio supervisionado em Fonoaudiologia Educacional, baseia-se na orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz, de comunicação oral e escrita e audição, direcionado a toda a população escolar. Atua de forma preventiva otimizando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da detecção precoce de alterações fonoaudiológicas e encaminhando para os profissionais adequados.

EMENTA

Dominar as técnicas do atendimento clínico supervisionado na área básica de audiologia aprimorando o desenvolvimento do raciocínio clínico audiológico.

EMENTA

Avaliação audiológica básica. Avaliação do processamento auditivo central e treinamento auditivo formal em cabina acústica.

EMENTA

Capacitar o aluno à prática clínica por meio da utilização de técnicas audiométricas convencionais envolvidas no atendimento de trabalhadores expostos a ruído. Habilitar o aluno para desenvolver Programas de Prevenção de Perdas Auditivas.

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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Raciocínio teórico-prático nos critérios e métodos atuais com o enfoque nas alterações fonoaudiológicas.

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Orientação para a escolha de um tema para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Elaboração de um projeto de TCC, com a definição de um professor orientador.

EMENTA

Desenvolve ações de habilitação e reabilitação fonoaudiológica no ambiente hospital, a sistematização das práticas terapêuticas e a promoção da interação dos discentes com a equipe interdisciplinar de saúde.

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Intervenção fonoaudiológica voltada ao atendimento do adulto.

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Intervenção fonoaudiológica voltada ao atendimento da criança.

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Atuação Fonoaudiológica na Comunidade. Ações no Centro de Saúde com enfoque em atenção primária (baixa complexidade) junto com a equipe saúde da família.

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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Casos clínicos atendidos no estágio supervisionados. Avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico.

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Elaboração e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia da Uniplac com defesa do TCC.

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Interação com pacientes, indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas. Protocolo de avaliação e indicação em implantes cocleares. Uso e função de tecnologias auxiliares da audição.

EMENTA

Prática em atendimento fonoaudiológico hospitalar. Realização de avaliação, tratamento e orientação em berçário, UTI e leito infantil e adulto. Atuação nas áreas de audiologia, linguagem, disfagia e motricidade orofacial. Aleitamento materno, triagem auditiva e avaliação das funções estomatognáticas.

EMENTA

Avaliação e terapia do processamento auditivo em adultos. Avaliação audiológica complementar.  

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Avaliação audiológica e eletrofisiológica na infância.  

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Marketing pessoal e profissional em Fonoaudiologia. Empreendedorismo. Plano de Negócios. O fonoaudiólogo e o mercado.

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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.  

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Discussão dos casos clínicos atendidos no estágio supervisionados. Por meio da reunião clínica, os alunos terão a possibilidade de esclarecer suas dúvidas e adquirir maiores conhecimentos e procedimentos adequados à uma melhor atuação fonoaudiológica. Estas reuniões clínicas terão um caráter interdisciplinar e permitirão ao aluno uma vivência de diferentes abordagens profissionais sobre um mesmo caso clínico, acrescentado o conhecimento e aprimoramento necessários para a sua formação.

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