Formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar na prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde nas áreas de audição, linguagem, motricidade orofacial e voz, desenvolvendo competências para o exercício profissional crítico e reflexivo, com base nas demandas sociais e sistema de saúde, e comprometendo-se com a análise e transformação do campo da Fonoaudiologia, pesquisa e formação de futuros fonoaudiólogos.
O curso de Fonoaudiologia deve formar um profissional preparado para atuar com a comunicação humana em suas múltiplas dimensões históricas, políticas, afetivo-emocionais, cognitivas, motoras e sensoriais, entre outras. O fonoaudiólogo deve ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos e bioéticos, para atuar no processo de saúde doença-cuidado, em seus diferentes níveis de atenção e redes de cuidado, com ações voltadas à promoção, prevenção, recuperação e eabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência. Deve ser um profissional com competência técnica e política, sensibilidade, proatividade e criatividade, voltado para a responsabilidade.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia descreve as seguintes áreas como campo de atuação da Fonoaudiologia: as unidades básicas de saúde, os ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, Centro de longa permanência, e, CEIM, escolas regulares, associação de Pais e amigos dos excepcionais, instituições de ensino superior, empresas, meios de comunicação, Centro especializados em Reabilitação, ONGs, entre outras que possam advir da necessidade do trabalho fonoaudiológico, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais n. 5, de 19/02/2002.
Bacharel
Semestral
Noturno
10 Semestres
Número de créditos 1° semestre - 20 créditos
Valor por crédito R$104,34